Blog

5 dicas para estimular a criança a aprender (sem pressa)

por 9 de junho de 2017 Não há comentários

Aprender de maneira divertida na infância tem um valor inestimável para toda a vida, porque é o alicerce para um desenvolvimento pleno e feliz. É isso que os pais mais querem para os seus filhos, não é mesmo? Por isso, mamães e papais devem ficar bastante atentos aos seus filhos nessa época da vida, com muita paciência e disponibilidade para estimular a criança a aprender de maneira lúdica e divertida.

Nessa fase de aprendizagem da criança, o processo envolve as habilidades psicomotoras, afetivas e sociais. Estimular as crianças no dia a dia funciona como um verdadeiro treinamento, uma experiência rica para as crianças que, paulatinamente, vão passando por vários processos adaptativos. Ou seja, elas vão se modificando diante das alterações do ambiente e, assim, crescem e se preparam para os muitos desafios que enfrentarão pelo resto da vida.

Os progressos para aprender as linguagens falada e escrita vão sendo alcançados durante anos seguidos e começam muito antes de a criança aprender a ler e a escrever na escola. À medida que os pais chamam a atenção dos filhos, desde bebês, para a variedade de números e letras, o aprendizado vai se estabelecendo. E assim é com as cores, com as formas e até mesmo com os sentimentos e emoções.

Para que você prepare a base de conhecimentos dos seus filhos, separamos abaixo dicas valiosas que vão estimulá-lo a aprender, fortalecer o estado emocional dos pequenos e aumentar o nível de afetividade entre vocês. Vamos lá?

5 dicas para estimular a criança a aprender (sem pressa)

1.Transforme o seu carro numa salinha de entretenimento e aprendizado

Seja nas viagens mais longas, seja no trajeto até a casa dos avós, o tempo que a família passa dentro do carro pode ser ideal para aprender. Deixe o celular e os tablets guardados e aproveite para dar bastante atenção aos seus filhos. Peça para que eles encontrem a primeira letra do nome deles nos letreiros da rua. Escolha uma cor e quem achar um carro daquela cor primeiro ganha pontos. Conforme eles estiverem mais crescidinhos, faça o jogo dos contrários. Você grita “cheio” e eles “vazio! Você vai se surpreender com a capacidade deles!

2.Livros, livros e que tal mais um livro?

A variedade é grande! Aproveite as feirinhas que ocorrem nos shoppings, supermercados, parques e espaços públicos vendendo livros a R$10,00. Prefira aqueles mais coloridos e de acordo com a fase da criança. Mas não compre muitos de uma vez só. Vá comprando aos poucos, valorize o livro e sente-se junto com eles pra contar a história em voz alta. Imite a voz dos personagens, mostre as figuras e faça perguntas sobre elas. Peça para a criança achar alguma coisa que está escondidinha na ilustração ou então dar nomes aos personagens.

3.Intimidade com letras e números

Colecione tampinhas plásticas de sucos, de embalagens de leite, garrafinhas de água e afins. Quando juntar bastante, chame os pequenos, corte e cole diversas letras e números em cada uma das tampas e junte tudo em potes de sorvete. Depois e só se sentar no chão ou em volta de uma mesa grande e jogar todas elas no espaço para que, aos poucos, todos encontrem novas disposições para formar palavras e sequências numéricas.

4.Da música infantil à MPB

Sempre que possível cante para seus filhos, nem que você desafine, eles vão adorar. Estimule-os a cantar junto, seja em português ou em outro idioma. Vale tudo! Resgate músicas antigas das brincadeiras de roda, mas permita que eles conheçam também músicas de ritmos e gêneros variados. Quando tiver espaço, dancem, movimentem-se e criem coreografias próprias. Isso aguça todos os sentidos, enquanto todos se divertem e aprendem ao mesmo tempo.

5.Brincadeiras ganham um toque todo especial

Ao estimular a criança a aprender, é importante que ela aprenda a brincar sozinha ou somente entre outras crianças quando os pais estão ocupados. Mas, de vez em quando, é importante participar ativamente das brincadeiras. Elas ganham um toque todo especial quando os pais fazem parte. Invente coisas, proponha adivinhações e não hesite em se esconder, pular corda e correr junto. Dessa forma, os laços de confiança e afeto se estreitam e todo mundo sai ganhando – tanto as crianças quanto os adultos! Experimente!

Pronta para colocar em prática as dicas para estimular a criança a aprender sem pressa? Os resultados virão naturalmente! 

Você sabia que seu filho pode chegar mais longe do que você imagina? Leia mais.   

Deixe seu comentário