Blog

As 7 principais inquietações de um jovem de sucesso

por 6 de outubro de 2017 Não há comentários

O Jovem de sucesso busca as melhores universidades, aquelas que venham a lhe proporcionar uma boa base de conhecimento e prepará-lo para uma carreira sólida. O seu futuro começa agora! Sim, é na juventude que começamos a traçar nosso caminho para a vida e escolher qual carreira seguir. Você já deve ter alguma preocupação com o futuro e, por isso, está pensando como ser um jovem de sucesso. Mas não deixe que a ansiedade tome conta de você.  Afinal, sucesso na juventude é fazer as melhores escolhas e adquirir conhecimento sempre.

Como ser um jovem de sucesso?

A juventude é naturalmente uma fase de inquietude em relação ao futuro. Ela pode se dar no bom ou no mau sentido. O jovem de sucesso, já nessa fase da vida, precisa de uma inquietação positiva.

A inquietação boa é aquela que leva você a descobrir o que é importante para você, o que você quer buscar e aonde quer chegar como adulto – não apenas profissionalmente, mas em todas as áreas da vida.

O seu sucesso vai depender de suas escolhas, sejam elas relacionadas à vida pessoal, família, profissão, religião, cultura, lazer, enfim, tudo aquilo que faz parte da vida.

Preocupação com o futuro

Existem dois tipos de jovens: aqueles que não estão nem aí, deixando a vida levá-los, e aqueles que se preocupam com o futuro. Nessa fase, é importante fazer alguns questionamentos: Onde quero estar daqui a alguns anos? Qual escola pode me dar formação para isso? Que profissão escolher? É hora de constituir ou não uma família?

A juventude é, também, uma fase de muitas oportunidades. Elas aparecem todos os dias e muitas escolhas e decisões se fazem necessárias. Vamos ver agora alguns aspectos importantes que você deve levar em conta quando pensa no seu futuro e quer se tornar um jovem de sucesso.

1. Família

Sim, a família ainda é uma instituição e deve ser reconhecida pelos jovens. Porém, elas podem fugir um pouco dos padrões a que estamos acostumados. Hoje existem famílias formadas por um casal com filhos, dois homens, duas mulheres, casal sem filhos, ou seja: não é mais como na época dos nossos pais.

O importante, em qualquer tipo de família, é que haja harmonia, que seja boa para todas as partes e que haja amor e cuidado entre todos.

Busque qualidade de vida. É legal querer uma carreira de sucesso e dinheiro, mas também queira tempo para desfrutar de tudo isso junto de quem você ama. Procure primeiro se firmar financeiramente para, só então, formar uma família.

2. Espiritualidade

A prática de uma religião pode até estar enfraquecida entre os jovens, mas manter uma crença em algo superior é importante. Acreditar que existe uma força maior traz equilíbrio às emoções e sentimentos, além de ser uma proteção contra atitudes que possam ferir a vida e o bom relacionamento em sociedade.

3. Cultura e viagens

Conhecer várias culturas e viajar pelo mundo é um sonho a se conquistar. Essa experiência é um tesouro que ninguém tira de quem consegue alcançar. Descobrir outros países, culturas e idiomas enriquece a pessoa e a torna mais capacitada para atuar em todas as carreiras no futuro.

Fazer intercâmbio em outro país, por exemplo, além de trazer conhecimento e fluência em um novo idioma, vai agregar vivência e aprendizado em outras áreas da vida. A permanência por algum tempo em outro país dá autonomia e iniciativa, aspectos que serão importantes para o resto de sua vida.

4. Dinheiro

Não precisa ser muito, mas o suficiente para viver confortavelmente e custear as necessidades e até pequenos luxos. Não precisa pensar em ficar rico. Como já mencionamos, é interessante almejar qualidade de vida e segurança para si e para os que estão a sua volta.

5. Carreira

Essa talvez seja a maior inquietude entre os jovens. Quem está cursando o Ensino Médio está às portas de escolher qual profissão seguir. E, diante de todas as opções existentes, é natural que essa preocupação seja grande.

Tenham em mente que é muito legal “vestir a camisa da empresa”, mas mais importante é realizar um trabalho  bem feito e de maneira correta. Veja a empresa como um meio para crescer e se desenvolver. Busque se sentir parte do negócio, coloque suas ideias em prática e peça apoio aos seus líderes e gestores nos momentos de dificuldade.

Muitos têm pressa em ingressar logo no mercado de trabalho. Mas vale lembrar a importância da escolha de boas faculdades para graduação ou cursos técnicos para boas colocações profissionais. Faça cursos de idiomas e pesquise muito sobre quais áreas estão mais aquecidas e sobre as tendências do mercado de trabalho.

6. Tecnologia

Que todo jovem adora acessar redes sociais, ouvir suas músicas prediletas, consumir informações na internet e jogar games todo mundo já sabe. Mas aproveite que você é 100% ligado à tecnologia e use a internet, o computador e seu celular a seu favor. Use e abuse dos cursos online, aproveite o YouTube e outras possibilidades para se aperfeiçoar em algo que possa ser relevante para sua carreira e para o seu futuro. O conhecimento ilimitado – e muitas vezes gratuito – está a um clique de distância. Basta você querer acessá-lo!

7. Onde Estudar

Tão importante quanto tudo isso é você escolher uma escola que tenha responsabilidade com a sua formação global, que priorize o desenvolvimento do indivíduo e coloque em prática tudo aquilo que ela oferece. O perfil dos professores e o tipo de aula devem estar ligados a uma proposta pedagógica inovadora. O colégio Tableau faz isso por meio de vários projetos extracurriculares, como meditação, o Tconecta (que envolve empreendedorismo, audiovisual, tecnologia, robótica e programação), o PVR (Projeto Vida e Realização) e aulas no formato movie maker, em que o aluno põe a mão na massa, praticando o conhecimento. 

E você? Quais suas maiores inquietações em relação ao futuro? Quer começar agora sua história de sucesso, clique aqui e agende um horário com nossas gestoras.

Deixe seu comentário