Incentivar a leitura desde cedo, estudar junto, ajudar nas lições de casa… Todas essas atitudes contribuem para o bom desempenho escolar da criança. Mas você sabe a importância do café da manhã em tudo isso? Ela é a refeição mais importante do dia, e sua ausência pode trazer problemas na escola. Quer saber mais sobre isso? Esse post é pra você!

A importância do café da manhã e seus benefícios

Fundamental para todos, o desjejum é responsável por nos manter ligados durante o dia. Todas as funções do nosso corpo só funcionam adequadamente se tomarmos um bom café da manhã, que reponha nossa energia. Diversas pesquisas no mundo já falaram da importância do café da manhã e dos seus benefícios. Veja só alguns deles:

  • Repõe os nutrientes absorvidos pelo organismo durante a noite.
  • Fornece energia para as tarefas diárias (estudos, trabalho, atividades físicas) e melhora seus rendimentos;
  • Diminui a fome ao longo do dia, o que contribui para evitar a obesidade;
  • Evita o acúmulo de gordura abdominal, diminuindo o risco de obesidade e do desenvolvimento de algum tipo de distúrbio alimentar;
  • Estimula hábitos alimentares saudáveis e equilibra o plano alimentar;
  • Evita a crise de hipoglicemia (queda do nível de glicose no sangue);
  • Diminui o risco de morte por doenças circulatórias e câncer (pesquisa japonesa);
  • Diminui o risco de doenças coronárias (pesquisa norte-americana);
  • Favorece o desenvolvimento infantil.

A ausência de café da manhã e os problemas na escola

É sabido que algumas crianças não têm apetite pela manhã ou não são fáceis de lidar quanto se trata de alimentação. Mas é necessário contornar essas situações, porque a ausência do desjejum é muito prejudicial para o rendimento escolar.

Para isso, tente variar os alimentos de forma que atraia a atenção delas (frutas picadas e coloridas, por exemplo), não tenha pressa (e se precisar, acorde-a mais cedo) e introduza novos alimentos aos poucos. É importante que os obstáculos sejam transpostos para que a criança se sinta bem para estudar.

A hipoglicemia, por exemplo, pode causar cansaço, tontura, fraqueza, náuseas, alterações no humor e dificuldade para se concentrar. Esse mal-estar físico certamente atrapalhará os estudos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, os alimentos no café da manhã são essenciais para o trabalho do cérebro. Isso porque a glicose influencia no processo energético do aprendizado, já que é por meio de sua queima que a criança absorve as informações e as transforma em conhecimento. Para isso, é preciso que tenha ingerido uma dose adequada de carboidratos.

Benefícios do café da manhã no aprendizado

Um café da manhã balanceado contém carboidratos (já falamos do efeito da glicose no aprendizado), fibras (garantem o bom funcionamento do intestino), proteínas (desempenham funções energéticas e estruturais no corpo) e vitaminas (essenciais para o metabolismo).

A criança que tem um bom desjejum melhora seu desempenho escolar, devido ao estímulo à atividade cerebral. Se ela estuda pela manhã, o rendimento na escola será melhor. Se estuda no período da tarde, terá melhor desempenho nas lições de casa, realizadas pela manhã. Além disso, é possível notar uma melhora na concentração e na disposição em aprender!

Considerando todos esses benefícios e a influência do café da manhã no rendimento escolar, é preciso ficar atento para que a criança faça o desjejum correto e execute suas atividades com mais concentração e disposição. Incentive seu filho!

Conteúdo produzido por Colégio Tableau Taubaté.

Deixe seu comentário