Aprenda Mais Fundamental 1Aprenda Mais Fundamental 2Blog

Aprender de maneira divertida, é a solução para a dificuldade de estudar.

por 10 de agosto de 2017 Não há comentários

DSC_0656A dificuldade de estudar é um problema que atinge crianças e jovens. A falta de interesse pode ter muitas causas, como a dificuldade com determinada matérias ou a metodologia do professor, mas é contornável. Pensando nisso, listamos 5 formas de auxiliar os alunos a lidarem com o desinteresses pelos estudo. Aprender de maneira divertida é a primeira delas! 

1- Aprender de maneira divertida

Na escola, algumas matérias são um pouco mais difíceis de compreender, mas com formas divertidas de aprendizado e atividades criativas, é possível não só aprender qualquer matéria, mas aprender mais e melhor. A geometria, por exemplo, é melhor assimilada quando podemos tocar nas formas, entender os ângulos a partir do nosso próprio corpo, entre outras práticas.

A ideia aqui é superar o desinteresse pelos estudos trazendo as matérias para o mundo real. Um episódio histórico poderia virar uma pequena peça de teatro, o que ajudaria a criança a aprender de maneira divertida!

2 – Como estudar e aprender

Algumas pessoas não possuem o hábito de estudar em grupo ou com um amigo, ou apenas preferem aprender sozinhas. Porém, para certos alunos, essa é uma excelente forma de se interessar por estudar. O estudo em grupo cria um ambiente favorável ao aprendizado, e um aluno acaba por estimular o outro a se manter naquela atividade por mais tempo, superando a dificuldade de estudar.

Além de destinar o tempo para discutir as dúvidas e para os exercícios, ainda sobra um tempo para um bate-papo, que descontrai a situação, deixando o ato de estudar mais leve e contribuindo para aprender de maneira divertida! Mas é preciso cuidado: não se pode perder todo o tempo se divertindo com os amigos e esquecer por que o grupo foi formado.

O segredo está em como estudar apenas mas em como estudar e aprender!

3 – Utilizar a internet

A internet veio para revolucionar o aprendizado há alguns anos, e, na era da comunicação, os alunos possuem o privilégio de utilizarem a rede mundial de computadores para ampliar seus conhecimentos. Mas como ela contribui para diminuir a dificuldade de estudar? Como estudar e aprender de forma mais leve?

Existem muitos sites interativos, com boas informações e ótimas dicas de como estudar e aprender, as quais o aluno pode utilizar para despertar seu interesse por determinada matéria. Uma equação matemática ou uma guerra é melhor compreendida com esses recursos. Além dos sites, o YouTube traz muitos vídeos gratuitos sobre diversos temas, e ainda tem uma gama grande de séries que ajudam a compreender política e história, por exemplo. Ou seja, a internet pode ser uma valiosa fonte de informação.

Mas lembre-se de que o Facebook e as demais redes sociais não podem estar nos planos de estudos, ok?

4 – “Meu filho não Estuda”

O desinteresse pelos estudos pode ser fruto de uma dificuldade da criança ou do jovem. Muitos alunos são estudiosos, mas na hora da prova, que é o “medidor de conhecimento” utilizado na maioria das escolas, vem aquele branco e a nota ruim. O fato provoca o desânimo em estudar, claro.

Isso acontece com uma frequência maior do que imaginamos e pode ser um indício de ansiedade ou de algum desvio de atenção. Por isso, o aluno precisa conversar com os pais e falar que isso acontece, para que o desinteresse pelos estudos possa ser compreendido e superado.

 5- Dificuldade de estudar? Se aproxime do professor

Os métodos de ensino variam conforme o professor – e de acordo com a personalidade dele. Muitos alunos gostam do professor gente boa, brincalhão e parecem estar mais abertos a aprender a matéria que ele leciona. Porém, é preciso aprender, inclusive, a matéria do professor que tem cara fechada.

Alguns jovens possuem dificuldades relacionadas a determinada postura de quem ensina, mas é preciso conversar com o professor para que ele entenda suas dúvidas e possa saná-las, tornando seu estudo proveitoso e combatendo o desinteresse. 

A dificuldade de estudar pode ser superada com práticas simples. Tanto na escola, como em casa, utilizar jogos para possibilitar o aluno a aprender de maneira divertida podem  despertar o aluno para determinada matéria. Combater o desinteresse pelos estudos com o aprendizado divertido ou em grupo é um ótimo caminho. É importante destacar o papel dos pais em encontrar uma boa escola, que promova formas interativas para que a criança e o jovem possam aprender de maneira divertida!

Você conhece outras formas para lidar com esse obstáculo? Conta para a gente!