Médio

Detalhes do Enem: O que levar e fazer no dia da prova?

por 27 de outubro de 2017 Não há comentários

Os alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio têm uma tarefa em comum: realizar o Enem. Seja como treineiro ou pra valer, é preciso se preparar minimamente para fazer a prova. E não falamos apenas do conhecimento teórico, mas também do que levar e fazer no dia do exame. Preparamos um post cheio de dicas para você não esquecer nada!

Não se esqueça das regras presentes no edital do Enem

Se você já viu o noticiário na TV nos dias de prova do Enem, certamente observou que as emissoras sempre abordam pessoas que perderam o horário ou que cometeram erros que as impediram de realizar a prova. Para não ser parte dessa galera, leia atentamente o edital para não esquecer as regras para a realização da prova.

Chegue antes do horário no local de prova

Os portões do local fecham às 13 horas. Por isso, programa-se para se apresentar com antecedência. Saia mais cedo de casa e lembre que o trânsito não estará bom.

Leve um documento de identificação com foto

São aceitas apenas cédulas de identidade, passaporte, carteira de habilitação, identificação de conselhos de classes, certificado de reservista e carteira de trabalho.  Se você perdeu o documento (perda, furto ou extravio), leve o Boletim de Ocorrência.

Não se esqueça também de imprimir o cartão de confirmação de inscrição e o apresentar na entrada da sala junto com o documento.

Não leve itens desnecessários

Nada de borracha, lápis, caneta vermelha. O único item permitido é a caneta preta de material transparente, que é identificada pela leitura óptica do cartão de respostas. Leve sempre uma reserva para o caso de acontecer algo e teste todas antes de sair de casa.

Outros objetos que você levar serão guardados na embalagem fornecida pelo fiscal da sala. Ela deverá ser mantida lacrada e embaixo da carteira, sob pena de desclassificação.

Não saia antes da hora

Todos os candidatos devem permanecer no local de prova por, no mínimo, duas horas. Aqueles que desejarem levar o caderno de questão deverão aguardar até às 18h (primeiro dia) ou às 17h (segundo dia).

Não se esqueça da comidinha e da água

“Ah, eu não gosto de beber água, porque dá vontade de ir ao banheiro”. Essa frase comum, muito utilizada por quem faz Enem ou outros concursos, é um perigo. Seu cérebro não funciona tão bem sem uns minutinhos de descanso e sem água. Manter-se hidratado e alimentado aumenta o rendimento e a concentração.

Por isso, utilize o tempo de ir ao banheiro ou de ir tomar água para espairecer as ideias. Se preferir, leve uma garrafinha. Dê uma pausa rápida para se alimentar, mas prefira alimentos que forneçam energia de forma rápida. Um chocolate cai muito bem no meio da prova!

Confira os dados e o caderno de questões

Antes de iniciar a prova do Enem, veja se seus dados pessoais estão corretos no Cartão-resposta, na Folha de Redação, na Lista de Presença e no Caderno de Questões, e se não há nenhum problema com eles. Defeitos que atrapalhem a leitura ou ausência de questões devem ser informados aos fiscais de sala.

Não se esqueça de, ao receber esses documentos, assinar o necessário, marcar a cor do Caderno de Questões e transcrever a frase que consta no Cartão-Resposta.

Com essas dicas, o aluno está preparado para realizar uma boa prova no Enem. Mas você sabe que a preparação começa muito antes, no início do Ensino Médio. Uma escola boa é aquela que te capacita de forma completa.

Sabendo disso, saiba como seu desempenho no Enem pode influenciar no Prouni e no Sisu e como se preparar para os vestibulares com provas práticas, lendo nosso artigo aqui!

E se você quer receber dicas de estudos para o Enem, acompanhe nossos vídeos “Palavra de Professor” no canal do youtube do colégio Tableau.