Blog

Qual a relação entre o Enem, SISU e Prouni?

por 20 de outubro de 2017 Não há comentários

Os alunos que já estão no fim do ensino médio já estão ligados nas provas de vestibular. Além de pesquisar as universidades, os cursos e o processo seletivo de cada uma, devem se informar sobre o ENEM, o SISU e o Prouni. E é nesse ponto especial que a maior parte das dúvidas aparece. Para desvendar de vez esse mistério, preparamos esse texto pra você!

O que são Enem, Sisu e Prouni?

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – foi criado pelo Ministério da Educação em 1998, com o objetivo avaliar o ensino público de nível médio no Brasil. Entretanto, após alguns anos, algumas universidades e faculdades começaram a adotá-lo como parte dos processos seletivos. Atualmente, ele é a única etapa de vestibular em muitas instituições.

O Prouni é “um programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior”. Criado em 2004, ele beneficia estudantes que possuem bom aproveitamento no Enem.

O Sisu – Sistema de Seleção Unificada – é o “sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem”.

Perceba que tanto o Prouni quanto o Sisu envolvem o ENEM em seu programa. Veja mais sobre a relação entre eles.

A relação entre Enem 2017 e Sisu

De forma bem simples, só podem se inscrever no Sisu estudantes que tenham participado do Enem e que não tenham zerado a redação. O Sistema de Seleção Unificada realiza dois processos seletivos por ano, no início de cada semestre. Assim, o interessado em se inscrever no próximo Sisu (início de 2018), deverá ter participado do Enem 2017.

O Sisu seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados, conforme suas notas no Enem, considerando também eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). Ou seja, a nota do candidato pode variar de acordo com os parâmetros definidos por cada instituição. É importante destacar também que cada instituição pode adotar notas ou médias mínimas para a inscrição em determinados cursos.

Em suma, o candidato que se inscreverá no próximo Sisu informará seu número de inscrição e a senha do Enem 2017, e o sistema recuperará, automaticamente, as notas obtidas no exame. A partir disso, e considerando os parâmetros de cada instituição, ele verá sua classificação.

A relação entre Enem 2017 e Prouni

O Prouni, por ser um programa de bolsas, concederá o benefício aos candidatos com melhor desempenho no Enem. Portanto, se você deseja tentar o programa quando ingressar na faculdade em 2018, deverá ter boas notas no Enem 2017. Quanto maiores as notas, mais chances de conseguir a bolsa. A nota mínima para conseguir a bolsa é 450 pontos na média das notas das provas, sem ter zerado a redação.

Além disso, o candidato à bolsa não poderá possuir diploma de curso superior e deverá atender algum dos requisitos abaixo:

  • Ter estudado durante todo o ensino médio em escola da rede pública, ou;
  • Ter estudado como bolsista integral durante o ensino médio completo em escola da rede privada, ou;
  • Ter estudado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e em escola da rede privada, como bolsista integral na escola privada;
  • Professor da rede pública de Ensino Básico, com efetivo exercício do magistério, integrante do quadro permanente da instituição, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Bolsas integrais: renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Bolsas parciais de 50%: renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Prouni e Sisu

Entendida a relação entre o Enem 2017 e os programas, existe uma dúvida comum acerca do Prouni e do Sisu. O candidato poderá se inscrever em ambos os programas?

A resposta é simples: sim, desde que atenda aos critérios estabelecidos por cada um. Portanto, se você realizar o ENEM 2017, poderá utilizá-lo na seleção do Sisu e do Prouni.

Entretanto, caso seja selecionado nos dois programas, deverá optar por um deles. Isso porque as regras vedam que o estudante utilize uma bolsa e esteja, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita. Procederá da mesma forma o estudante que for bolsista do Prouni e for selecionado pelo Sisu.

O aluno que está se preparando para a universidade em 2018 deve ter consciência de que sua nota no ENEM 2017 deve ser a maior possível. Isso aumenta as chances de conseguir bolsas pelo Prouni, se for o caso, e de ser selecionado pelo Sisu. Ou seja, estude bastante e aumente suas chances.

Se você está se preparando para o ENEM, não pode deixar de conferir nosso texto sobre os vestibulares com prova prática. Pode ser o seu caso!