Qual é o papel da escola particular na vida de seu filho?

É exagero esperar da escola particular uma formação acadêmica sólida, global, completa, além da transmissão de valores éticos e ainda o cuidado com a segurança e o bem-estar de seu filho? Não, não é exagero. Espera-se sempre muito para a vida de um filho, e a escola pode ser uma grande parceira neste processo de formação.

Os modelos a serem seguidos

Depois da família, a escola particular é o maior e mais importante grupo social do qual a criança faz parte. Tudo que acontece do portão para dentro é relevante – desde o primeiro bom-dia à professora até o aprendizado da leitura, da escrita ou das complicadas fórmulas de Física.

Quando pequena, a criança aprende com suas referências. É reproduzindo os comportamentos que observa no dia a dia que ela desenvolve seus próprios comportamentos. Quando as desculpas, os por favores e obrigados estão inseridos na rotina, ela aprende que esse é o jeito certo de lidar com as pessoas e, naturalmente, faz o mesmo. 

Como escolher a melhor escola particular para meu filho?

Ao buscar a melhor escola particular para seu filho, para começar os pais precisam saber quais são seus valores éticos e garantir que sejam uma extensão do que é vivido em casa. As  práticas sociais devem conduzir a criança para que seja um cidadão responsável e comprometido com seu universo social. E, para começar, não é pouca coisa.

Nada é pouco ou pequeno quando falamos sobre a educação de um filho. Uma criança é formada com valores e conhecimentos. A mesma pessoa que acompanha seu filho ao banheiro, também o transforma num bom leitor, estimula seu raciocínio, ensina procedimentos de pesquisa e comportamentos científicos. Os profissionais que lidam com as crianças têm de ser completos, pois estamos lidando com a formação global de um ser humano.

A ética é transmitida com a vivência da própria ética e com a prática da disciplina em situações do cotidiano. A solidez da formação moral de uma pessoa é construída dia a dia, nas relações pessoais. Assim como a base acadêmica.

Cada aprendizado no seu tempo

O desenvolvimento cognitivo da criança também precisa se apoiar numa base sólida. Os conhecimentos devem chegar na hora certa, pouco a pouco, encontrando a maturidade necessária para criar alicerces e abrir caminhos. Ao longo dos anos, os conteúdos têm de ser transmitidos com precisão. A melhor escola particular para seu filho deve, certamente, contar com professores bem formados e atualizados, além de ambientes que propiciem as descobertas e as reflexões.

Mas a criança cresce, torna-se adolescente e depois adulto. Chega a hora crucial de ir para a universidade e ter uma profissão. A boa notícia é que a vida universitária e profissional estão sob essa mesma base. Aquela que vem sendo construída desde o primeiro bom dia à professora.  Os conhecimentos específicos estão diretamente ligados ao desenvolvimento das habilidades e o domínio das emoções. Um bom profissional vai aprender sua profissão na universidade, mas todo o resto ele já trouxe da escola. Conhecimentos gerais e capacidades para lidar consigo mesmo e com os outros, planejar, respeitar hierarquias, liderar e ser liderado. 

Trata-se de uma escolha visando também o futuro, não só o presente.

Parece muita coisa para pensar, não é? O fato é que, como tudo no mundo, as escolas também mudaram. Os professores mudaram, os métodos, os alunos mudaram.

Na frente de uma tela, em segundos, uma criança consegue qualquer informação, sobre qualquer assunto. Há  enciclopédias e aulas online disponíveis a um simples clique. A escola particular não é mais a única responsável por transmitir conteúdos, mas ainda é a única capaz de ensinar a lidar com as aprendizagens. Não podemos – e nem queremos – ficar por fora do mundo. A tecnologia faz parte da vida escolar e tem que ser explorada como uma aliada na formação global. 

A escola do futuro

Além da tecnologia, que diminui distâncias de espaço e tempo, nas últimas décadas as pesquisas e os estudos sobre educação mudaram também a concepção de ensino e aprendizagem. Os conhecimentos não são mais capturados, armazenados e sobrepostos, mas construídos. E o professor se transformou num importante mediador. Assim como a escola particular, que ficou com a enorme responsabilidade de apresentar à criança as diversas linguagens do mundo.

No Colégio Tableau, música, literatura, robótica, culinária e muitos outros temas são desenvolvidos em projetos e espaços interdisciplinares e inovadores, que despertam interesse e criam uma nova relação de cada aluno com sua própria trajetória escolar.

Com comprometimento e transparência, colocamos o aluno em contato com os conhecimentos e os valores que farão a diferença em sua vida, além de garantir um dia a dia agradável, pois acreditamos que a educação básica não é apenas uma preparação para o futuro, mas é parte importante da vida e tem que ser vivida com segurança, boa autoestima e felicidade.

Depois dessa leitura você ainda pode descobria as 10 características da melhor escola para meu filho. 

 

 

Recent Posts

Leave a Comment