Aprenda Mais Fundamental 1Aprenda Mais Fundamental 2Blog

Esporte na escola,uma poderosa oportunidade para a educação

por 10 de agosto de 2017 Não há comentários

 

Esporte na aula de Educação Física na escola é uma das atividades preferidas para crianças e jovens na idade escolar. Para outros, nem tanto. Mas é fato que a prática de atividades físicas na escola, desde o ensino fundamental, desenvolve nas crianças e adolescentes a consciência da importância de praticar esportes. O esporte na adolescência, além do benefício físico e para o desenvolvimento, traz socialização e disciplina, pontos importantes nessa fase da vida e em todas as outras.

A importância de praticar esportes

Em todas as fases da vida, a prática de esportes e exercícios físicos é muito importante. Além dos benefícios à saúde, contribui com vários outros aspectos – físicos, sociais e psíquicos -, trazendo melhoria para a qualidade de vida.

Na adolescência, particularmente, a prática de esportes contribui em muitos aspectos do desenvolvimento próprio dessa faixa etária: conhecimento do próprio corpo, aumento da autoestima e da segurança, convivência saudável em equipe, espírito de vitória, etc

Prática de esportes na adolescência

O período da adolescência é a fase em que o corpo está tomando forma, e a mente buscando respostas. A prática de esporte na escola, nessa fase ajuda a melhorar as condições físicas e de saúde, mantendo o jovem longe de obesidade ou isolamento, por exemplo. Além de beneficiar a mente, por meio da socialização que o esporte proporciona, e de criar nos jovens hábitos e disciplina saudáveis.

A escolha do esporte a ser praticado deve levar em conta, além da preferência do jovem por determinada modalidade, as aptidões físicas que ele possui. Por exemplo, se ele gosta de futebol, deve ter algumas aptidões inatas que o favoreçam a praticar esse esporte.

Algumas escolas oferecem além da aula de educação física, várias modalidades que podem ser praticadas e estudadas no contraturno da escola.

Além do esporte na escola, os jovens acabam se envolvendo em brincadeiras que apresentam os mesmos benefícios, como a “pelada” com os colegas, a roda de vôlei e a corrida. Nessas atividades, eles estão brincando e ao mesmo tempo se exercitando, promovendo saúde física e mental sem perceber.

Benefícios do esporte na adolescência:

  • Disciplina: diminuição da tão temida rebeldia da adolescência;

  • Sono tranquilo e regular: a queima de energia e o cansaço pela prática de esporte melhoram a qualidade do sono;

  • Equilíbrio Emocional: a atividade física diminui a ansiedade;

  • Dificuldade de se relacionar: pode ser combatida com atividades em equipe. A falta de confiança em si mesmo diminui com exercícios que exigem desafios;

  • Alimentação: quem pratica esporte normalmente conhece a importância de uma alimentação saudável, livre de refrigerantes, bebidas alcoólicas, doces e salgadinhos;

  • Afastamento das drogas e outros vícios: a saúde estará sempre em primeiro lugar.

A prática de esportes também melhora muito o desempenho escolar, uma vez que trabalha valores essenciais para o desenvolvimento escolar, como a disciplina, força de vontade para superar limitações próprias, colaboração e respeito o próximo.

Educação Física na Escola

A escola é comumente o primeiro incentivo que a criança recebe para praticar esporte. Mesmo as escolas de educação infantil já introduzem aulas de educação física aos bebês e crianças pequenas. Adequadas à idade e desenvolvimento, as atividades nessas aulas despertam desde muito cedo o gosto pela atividade física. Assim, é a aula de Educação Física que pode despertar também o gosto por determinado esporte, que pode vir a se tornar uma carreira no futuro.

Na prática esportiva na escola, as crianças e jovens aprendem a resolver muitos conflitos e, mesmo que não percebam, assimilam lições que vão além do âmbito do esporte e valem para toda a vida.

Esporte na escola: segurança, conforto e companheirismo

É por meio do esporte praticado na escola – ambiente em que o jovem se sente seguro e confortável – que ele vai desenvolver seu lado social, aprendendo a lidar com a competição, com o desafio e com a vitoria e a derrota.

Normalmente, os primeiros amigos surgem na escola e a prática de esporte em conjunto pode fortalecer esses laços e gerar noções de confiança e companheirismo.

Você costuma acompanhar as atividades esportivas que seu filho pratica? Comente aqui.