Tarefa de casa e estudos diários garantem o bom rendimento escolar

Você sabia que, para ter melhores rendimentos na aprendizagem, é fundamental que se separe um tempo diário para a realização da sua tarefa de casa e ainda um outro momento para seus estudos? É isso mesmo! A tarefa de casa é o momento em que você coloca em prática as aprendizagens mais recentes e percebe se ainda restam dúvidas sobre o conteúdo aplicado em sala de aula.
O que fazer quando se tem dificuldades na tarefa de casa?
É importante anotar quais são essas dificuldades e, logo ao final da tarefa de casa, refletir se você está totalmente comprometido com a aula e investindo significativamente sua atenção e energia para que o conteúdo que está sendo ensinado seja compreendido com qualidade.
Tão importante quanto a anotação anterior é refazer o exercício quantas vezes julgar necessário, para que o processo de raciocínio seja cada vez mais internalizado. A tarefa de casa também pode ser feita em grupo, compartilhando, dessa forma, conhecimento com colegas de sala.

Dedicação e comprometimento 100% do tempo.

Não deixe de apresentar sua dúvida ao professor responsável pela disciplina! Leve o exercício em processo de resolução e explique em que momento você está com dificuldades na compreensão. Dessa forma, você mostra ao professor o exato ponto de incompreensão e ele consegue esclarecer o problema com objetividade.
“Eu costumo orientar meus alunos que quanto mais eu estudo, mais eu aprendo; quanto mais eu me concentro, mais eu compreendo.” (Profª Ewellyn Silva)
Isso vai muito ao encontro da vontade que o aluno tem de se envolver com o processo de ensino-aprendizagem.
Sabemos que, na atual sociedade, os alunos desde muito pequenos já se encontram envolvidos com a era digital, que é imensamente vasta e com fatos interessantes, que prendem a atenção e instigam o desejo de cada vez mais estarem buscando na mídia as novidades.
Porém, a aprendizagem escolar está associada ao hábito da busca incessante pelos desafios e da vontade de se superar cada vez mais. De ser a sua melhor versão!
É justamente nesse ponto em que o momento de estudo é diferente do momento da tarefa!
Muitos alunos costumam pensar que fazer a tarefa de casa é o mesmo que estudar e que isso é o suficiente. Mas não é!

Estudos Diários aumentam o rendimento escolar

Quando o aluno separa momentos de estudos diários, ele começa a desenvolver hábitos para que a compreensão seja o próximo passo da sua aprendizagem. Gradativamente, ele se torna o maior responsável pelo bom aproveitamento na escola e começa então a colher frutos da sua dedicação e empenho contínuo.
Dessa forma, o aluno vai descobrindo um mundo novo diante da escola e compreende que seu esforço contínuo lhe traz resultados que talvez antes não estivessem claros ou que estavam imperceptíveis.
Quando o aluno cria sua rotina de estudos diários, além da tarefa de casa, ele começa a ter clareza e compreensão do que precisa fazer para atingir os objetivos de cada disciplina. Com isso vem o planejamento dos próximos estudos e cada vez mais a mudança de hábito vai
sendo instalada e as notas satisfatórias aparecem.

Como ir além da tarefa de casa

Crie uma agenda de no mínimo 20 minutos de estudos diários por disciplina – o que pode auxiliá-lo nos próximos passos do roteiro de estudos. Lembre-se de, assim que você identificar a disciplina de maior dificuldade, investir nela mais energia e concentração para que o tempo seja muito bem aproveitado e alavanque seus resultados.
Um ponto fundamental no momento de tarefa de casa e/ou estudo é afastar tudo o que pode vir a desviar sua atenção e concentração. Por exemplo, se deixar o celular ligado do lado da mesa de estudos ou no bolso, assim que ele receber uma mensagem ou ligação você se desconcentrará dos afazeres e passará a atenção para o celular. Sem que perceba, passará a abrir links, páginas, responder mensagens e navegar na internet, desfocando seu tempo e investindo energia em outra direção que não o estudo. Assim, a prioridade (que são os estudos) muda num “piscar de olhos”.
Se julgar necessário, peça ajuda para que alguém que esteja no mesmo local que você fique responsável por filtrar as ligações e as possíveis mensagens recebidas durante seus momentos reservados aos estudos. Assim, você não perderá o foco, sua ação será bem desenvolvida e o resultado virá na mesma proporção do seu esforço.
Com o hábito de estudos já instalado, passar pelos desafios da aprendizagem e pelos calendários de avaliações pré-estabelecidas ficará mais fácil e a sensação de que está tudo sob controle deixará você motivado.

Boa produtividade em seus estudos. 

Para se aprofundar e ter dicas sobre estudos veja o vídeo na professora Ewellyn clicando aqui.

Recent Posts

Leave a Comment