Blog

Curso técnico no currículo te ajuda na hora da seleção

por 7 de agosto de 2017 Não há comentários

A busca por um bom emprego e  por salários melhores é uma realidade mundial. Para ganhar bem, é importante ter um bom currículo e o curso técnico pode ajudar.

A crise econômica dos últimos anos tem atingido diretamente o mercado de trabalho, diminuindo as oportunidades de emprego. Isso tem feito com que cada vez mais as empresas busquem profissionais qualificados para atuar em seus postos de trabalho. Por isso a importância do curso técnico. Trabalhadores capacitados com curso profissionalizante estão aptos a ingressar imediatamente na função e têm maiores chances de receber melhores salários. Se você está procurando oportunidade e quer saber como ganhar bem, veja por que fazer um curso técnico. Mas não basta qualquer curso, precisa ser o melhor curso técnico, combinado?

O que é um curso técnico?

Diferentemente dos cursos de graduação, o curso técnico prepara o profissional para entrada imediata no mercado de trabalho.  Enquanto na graduação a ênfase é a teoria, nos cursos técnicos você aprende o trabalho na prática e sai pronto para atuar.

Qual o melhor curso técnico?

O que deve ser levado em conta não é apenas a melhor escola, mas o melhor curso técnico para você. Muitas vezes, a opção é feita ainda na fase do ensino médio, quando o jovem não tem definição daquilo que deseja ser profissionalmente.

O curso técnico pode ser a oportunidade para que ele reconheça qual área mais o atrai e adquira conhecimento prático. Isso o ajudará, inclusive, a definir qual curso de graduação a ser feito para complementar sua formação e garantir o crescimento na carreira profissional.

Por que fazer um curso técnico?

Entre um candidato que possui graduação sem a prática e outro que possui um curso técnico e a prática necessária para a função, normalmente a empresa escolherá aquele que poderá atuar imediatamente.

Essa é a vantagem do curso técnico: as empresas procuram ganhar tempo com profissionais que já possuam prática, ao invés de investir em treinamento.

Uma pesquisa feita para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que 70% dos alunos que se formam em cursos técnicos são empregados já no primeiro ano após concluir o curso. Isso porque as empresas buscam esse tipo de qualificação. Muitas empresas chegam a ir até as escolas para buscar profissionais.

Curso profissionalizante

Os cursos técnicos – ou profissionalizantes – podem ser feitos por alunos que cursam o ensino médio, formados em graduação ou mesmo por profissionais que buscam reciclagem ou mudança de carreira profissional.

Existem várias opções de cursos: aqueles que são parte do ensino médio, os que são feitos apenas para aprender a profissão e alguns de especialização e reciclagem. Cabe ao aluno saber em que ramo quer atuar e escolher o curso que mais se adapta à sua necessidade.

É importante também conhecer quais as áreas estão sendo mais valorizadas pelas empresas. Estar preparado para o que o mercado necessita poderá garantir uma chance maior de conseguir uma oportunidade de emprego!

Cursos técnicos no currículo: Veja porque é importante

Como já mencionamos, as empresas buscam profissionais que possuam curso técnico. Os candidatos munidos de currículos que apresentam esse tipo de formação têm muito mais chances de ser selecionados para uma oportunidade de emprego do que aqueles que possuem somente graduação e que necessitarão de um tempo para ser treinados e aprender a executar a função.

Muitas vezes, o pensamento é de que é necessário ter ensino superior para se obter uma melhor chance de emprego. Mas a realidade é outra. Currículos com cursos técnicos têm sido muito mais valorizados por priorizarem a prática à teoria.

Como ganhar bem? Formação técnica garante melhores salários

Estudar não é um custo e sim um investimento com resultados para a vida toda. Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) demonstrou que para cada ano de estudo, o profissional conquista um aumento em torno de 15% no salário.

Muitos profissionais formados em cursos técnicos recebem salários melhores que outros formados em Engenharia, por exemplo, e que não têm o conhecimento prático da função.

Está pensando em fazer um curso técnico, mas tem dúvidas? Entre em contato conosco!