Aprenda Mais Técnico

A importância do Técnico em mecânica para a indústria.

por 30 de agosto de 2017 Não há comentários

Mesmo em tempos de crise econômica e aumento do desemprego, algumas áreas estão voltando a crescer. Esse é o caso da mecânica industrial, que é uma área essencial para o funcionamento de quase tudo o que é produzido no país, desde o carro para o passeio com a família até o maquinário pesado para a indústria. Tendo em vista a importância da mecânica para a sociedade como um todo, o curso de Técnico em Mecânica abre portas para oportunidades em um mercado de trabalho atraente e com muitas possibilidades de atuação.

Qual a importância do técnico em mecânica industrial?

O Brasil está em pleno desenvolvimento industrial, e, com isso, as indústrias passam a investir pesadamente em equipamentos que tornem os processos mais ágeis e com melhor qualidade, garantindo maior produtividade melhores resultados.

A mecânica industrial está presente nos mais diversificados ramos, não apenas nas montadoras de automóveis, indústria aeronáutica, naval e metalurgia, mas passando pela indústria alimentícia e produção agrícola. E, ainda, no desenvolvimento de máquinas para plantio e colheita, sistemas de transporte, setor farmacêutico ou na indústria têxtil e na montagem e manutenção de equipamentos e maquinários.

A aquisição de equipamentos somente não basta. É necessária a contratação de profissionais capacitados tecnicamente e que possam manter estes equipamentos em perfeito funcionamento. Aí entra em cena o técnico em mecânica, preparado para resolver possíveis problemas que venham a ocorrer com máquinas e equipamentos e ajudar a desenvolver projetos de melhoria na planta fabril.

A demanda por profissionais de mecânica também ocorre nas oficinas mecânicas autorizadas de veículos nacionais e importados. Isso porque a fabricação de veículos cada vez mais modernos e com muitos recursos tecnológicos exige conhecimentos específicos de técnicos em mecânica.

E há outros lugares nos quais os avanços tecnológicos, a utilização da robótica e as novidades que chegam à indústria a todo momento exigem preparo específico  dos profissionais, principalmente para atuar na área da mecânica.

Técnico em Mecânica: Mercado de trabalho

O técnico em mecânica é responsável, além da inspeção e manutenção industrial, pela montagem e configuração de equipamentos, deixando-os prontos e aptos para o uso. Esses profissionais também são capacitados para:

  • Interpretar desenhos técnicos de toda a cadeia mecânica;

  • Identificar materiais;

  • Manusear várias ferramentas com segurança;

  • Ter conhecimento em instrumentos de medição;

  • Operar máquinas e matrizes.

Existe, ainda, a possibilidade de crescimento e desenvolvimento na carreira, a partir da graduação em engenharia mecânica. Dessa forma, o profissional estará apto para agregar ainda mais conhecimentos e habilidades à função, podendo alcançar cargos de liderança e gerência ou mesmo abrindo seu próprio negócio e oferecendo serviços terceirizados à indústria.

Tendências de empregabilidade

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2016, o Brasil precisa qualificar 13 milhões de trabalhadores em ocupações industriais até o ano de 2020. Com base nessa pesquisa, o SENAI elaborou um estudo, projetando quais áreas de atuação necessitarão de mais conhecimento técnico. Dentre as áreas levantadas, o setor metal/mecânico demandará nesse período 1,7 milhão de profissionais qualificados.

Duração do curso e estimativa de salários do técnico em mecânica

O curso de Técnico em Mecânica, geralmente, tem duração de um ano e meio e pode ser realizado durante ou após o ensino médio. Grandes centros oferecem várias opções de escolas e instituições de ensino técnico públicas e particulares, que promovem cursos de mecânica industrial focados nos diversos setores da indústria.

Como já mencionado, a demanda de mercado para esse profissional é bastante promissora e, muitas vezes, o aluno já sai com oportunidade de emprego garantida assim que termina o curso. O salário de Técnico em Mecânica Industrial varia entre R$ 1,5 e R$ 3 mil, uma boa média para quem está iniciando uma carreira profissional.

Agora você já sabe como a mecânica é importante em vários setores de desenvolvimento do País, que tal se dedicar ao estudo nesta área e alcançar uma carreira brilhante nesta área? Conheça nosso curso clicando aqui!