Blog

A maravilhosa arte da logística para uma vida produtiva.

por 17 de outubro de 2017 Não há comentários

A logística surgiu dentro da Administração de Empresas, com o objetivo de planejar a movimentação de recursos para o bom funcionamento do empreendimento. Porém, dada sua amplitude, pode ser aplicada também na vida pessoal, em casa, com as finanças… Conheça a maravilhosa arte de logística para uma vida produtiva!

A logística empresarial

Toda grande empresa possui uma boa equipe de logística, ou seja, uma equipe que cuida da administração e organização dos pormenores de qualquer operação. É um setor de suma importância, que determina a ordem dos departamentos de compras e distribuição. Dentro de suas atribuições, estão:

  • Realização de procedimentos de transporte, armazenamento e administração e organização de qualquer operação (logística propriamente dita);
  • Execução e agendamento de programas de manutenção de máquinas e equipamentos, compras, recebimento, armazenagem, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos;
  • Colaboração na gestão de estoques;
  • Atendimento aos clientes;
  • Implementação dos procedimentos de qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico.

Como se pode notar, as funções são inúmeras, essenciais, e requeridas em empreendimentos relacionados a indústrias, comércio, instituições financeiras, cooperativas e associações, além das empresas de desenvolvimento de produtos. Agora imagine o que a logística movimenta ao redor do mundo!

Os profissionais de logística empresarial

Aquele que se identifica com a área e deseja trabalhar nela, deve se preparar para ingressar no mercado de trabalho por meio do investimento em um curso técnico de logística. Os profissionais de Logística devem possuir conhecimentos relacionados a:

  • Gestão de pessoas;
  • Logística e organização empresarial;
  • Estatística e métodos quantitativos;
  • Gestão de processos e qualidade;
  • Planilhas eletrônicas;
  • Estratégias de transporte e estoque;
  • Gestão de cadeia e suprimentos;
  • Planejamento e controle da produção.

A logística e a vida pessoal

Retratamos a influência da logística no funcionamento das empresas. Mas qual sua relação com a vida pessoal? Podemos destacar duas formas como ela interfere diretamente no nosso dia a dia: nós enquanto consumidores e enquanto organizadores da nossa vida.

De acordo com o Conselho dos Profissionais de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, “logística é o processo de planejar, executar e controlar o fluxo e armazenagem, de forma eficaz e eficiente em termos de tempo, qualidade e custos, de matérias-primas, materiais em elaboração, produtos acabados e serviços, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com objetivo de atender aos requisitos do consumidor”.

Vê-se que ela tem como objetivo final atender às expectativas do consumidor em relação ao produto. Imagine se, ao efetuar uma compra no supermercado, você não conseguisse encontrar nenhum produto de limpeza de pisos? Ou se tivesse que ir de um lado para outro porque o estabelecimento não guarda qualquer lógica nas prateleiras?

Quando bem praticada, a logística facilita a vida das pessoas. Inclusive no que diz respeito à organização da casa e das finanças. As habilidades que se desenvolvem com o estudo da área podem ser aplicadas para gerir nossa vida pessoal. As planilhas eletrônicas e o planejamento são úteis para o controle financeiro, para saber os dias de pagamento das contas, entre outras atividades.

A logística é realmente uma arte e um facilitador de uma vida produtiva. Se você se interessou pela área, que tal fazer um curso técnico para aprender mais?