Você já parou para pensar sobre qual é o melhor sistema de ensino para seu filho estudar? Você está prestes a escolher uma escola e naturalmente, você leva em consideração fatores como infraestrutura, corpo docente e currículo escolar ao tomar a decisão.

Se você não sabe direito o que é sistema de ensino e não entende sua relevância para a formação de seu filho, não se preocupe. Ao longo deste artigo, vamos explicar o que o melhor sistema de ensino deve envolver, bem como sua relação com a proposta pedagógica da escola.

Tenha uma agradável e construtiva leitura!

Entenda o que é sistema de ensino

Sistema de ensino diz respeito ao material didático (apostilas e livros) e ao suporte pedagógico oferecido por uma empresa (normalmente uma editora) para escolas públicas e privadas. Por suporte pedagógico, estamos nos referindo às consultorias e aos treinamentos que essa empresa oferece a educadores e coordenadores.

Assim, um sistema de ensino pode atender a várias escolas parceiras. Quer um exemplo? O sistema ETAPA, desenvolvido pelo grupo ETAPA em 1990, é conhecido nacionalmente e considerado o melhor sistema de ensino por muitos pais e alunos.

O Projeto Político Pedagógico (PPP), por outro lado, tem mais a ver com a identidade da escola. Trata-se de um documento que descreve os objetivos e metas a serem cumpridas ao longo do ano letivo. Todas as iniciativas e projetos educativos que buscam fomentar a aprendizagem dos alunos estão descritos nele.

Certifique-se da relação harmônica entre esses dois pilares

É fundamental se certificar de que o PPP e o sistema de ensino estejam alinhados para formar jovens críticos, proativos e responsáveis.

Um dos indicadores que evidenciam esse alinhamento são os projetos multidisciplinares encabeçados pela escola, que visam despertar no aluno a capacidade de conciliar diferentes conhecimentos e práticas na conquista de um resultado específico.

Quanto mais atividades práticas e extracurriculares como esportes, artes, atividades de campo, olimpíadas — a escola disponibilizar, mais ela está interessada em ajudar os alunos a construir as competências técnicas e comportamentais que serão necessárias na graduação e na vida.

Escolha o melhor sistema de ensino

O sistema de ensino é fundamental à educação formal porque impacta diretamente a forma como os alunos aprenderão. Afinal de contas, os materiais didáticos servirão de base para o dia a dia em sala de aula e vão pautar os conteúdos abordados pelo professor.

A equação “bons professores + material didático fraco” resulta em um aprendizado incompleto e inadequado. Assim, a qualidade do ensino pode ser tão prejudicada por um sistema disfuncional quanto pela falta de capacitação dos docentes.

Conheça o sistema apostilado e o de livro

Tenha em mente que o material ideal é aquele no qual o conteúdo evolui do mais simples e restrito ao mais complexo e amplo ao longo dos anos. A abordagem utilizada para explicar os conteúdos aos alunos do Ensino Fundamental, por exemplo, deve ser diferente da abordagem usada nos materiais do Ensino Médio.

Além disso, o material didático deve dosar a teoria e a prática.  O conhecimento não é algo a ser transferido, e sim construído pelos estudantes. Então é importante que esse recurso coloque o estudante na categoria de protagonista de sua própria aprendizagem.

No Brasil, há basicamente duas vertentes: o sistema apostilado e o sistema de livros. Com as apostilas, o ensino torna-se mais padronizado e organizado; todos aprendem exatamente os mesmos conceitos no mesmo momento. No entanto, com os livros, a abordagem de cada disciplina e tema acaba sendo mais aprofundada.

No sistema ETAPA, a abordagem dos conteúdos destaca a evolução gradativa dos temas de cada disciplina. Além disso, os recursos desse sistema — simulados, exercícios, conceitos  — são constantemente atualizados e aprimorados!

Em ambos os sistemas, é papel do professor levar o aluno a compreender que o conhecimento humano é muito mais amplo do que consta no material, bem como incentivar a pesquisa e a reflexão!

Tome uma decisão democrática

É importante que seu filho também compreenda o que é sistema de ensino e que esteja ciente das opções disponíveis. Envolva-o na etapa da pesquisa e também na decisão, afinal é ele que precisará se adaptar à metodologia empregada pela escola e aprender a partir dela.

Muitas escolas se destacam na busca por garantir a aprendizagem de seus alunos, seja por conta do sistema de ensino empregado, seja pela qualificação do corpo docente ou pelos projetos extracurriculares propostos ao longo do ano letivo. Como mãe, é importante que você se atente a cada um desses aspectos!

Chegamos ao final deste artigo. Agora, você já conhece a importância de optar pelo melhor sistema de ensino e entende por que é essencial ele estar alinhado ao Projeto Político Pedagógico!

Conseguimos resolver suas dúvidas? Que tal matricular agora seu filho na escola que vai ajudá-lo a construir seu futuro? Aqui no Tableau Taubaté, nós utilizamos o sistema EPATA e temos um índice altíssimo de satisfação por parte dos alunos e de seus pais.