Escola particular, o que você deve esperar e exigir dela?

Imagine-se atravessando o portão de uma escola particular pela primeira vez, entrando num pátio cheio de crianças correndo, pulando corda, ninando bonecas e criando lindos desenhos coloridos. Algo mágico acontece! O ar é diferente, tem cheiro de vida. Os ruídos têm um som vibrante, vivo, e o que seus olhos veem nada mais é do que a vida desabrochando! Na escola, sentimos a movimentação, a transformação do conhecimento e uma intensa perspectiva de futuro. Quando se procura uma escola para um filho, a razão se mistura com a emoção e qualquer sensação pode ganhar um peso importante na hora da decisão.

A primeira impressão

Quando se procura a escola ideal para um filho (escola particular ou pública), a primeira visita é fundamental, pois são muitos fatores para  considerar. Os pais estão preocupados com a formação acadêmica e pessoal das crianças, e procuram fazer seu melhor para que isso aconteça ao longo da vida. De fato, são muitas variáveis. No entanto, além de pensar em métodos e instalações, é preciso criar uma relação de parceria com a escola. É preciso gostar da escola logo de cara para confiar nela. É preciso que você tenha certeza de que ali seu filho será educado com os valores que você também estima, que terá uma trajetória saudável e feliz.

Mas qual é o papel da escola na formação das crianças?

Os pais têm de ter bem claro qual é o papel da escola na vida do filho, tema que explorei neste post. Os métodos da instituição influenciam a formação das crianças que deve ser  uma forte aliada dos pais.

E ainda há muito mais para se pensar! Desde pequena, a criança deve ter acesso a tudo o que possa favorecer seu desenvolvimento. A base de uma escola particular, deve ser, antes de tudo, suas concepções de educação, ensino e aprendizagem. Os métodos e práticas devem proporcionar o aprendizado de forma consistente. Aulas práticas, que estimulem a criatividade são bem vindas para proporcionar prazer em estudar. As regras da escola também devem ser  claras, para que os alunos e pais encontrem coerência entre direitos e deveres.

Escola Particular: qualidade e credibilidade andam sempre de mãos dadas.

Um bom jeito de assegurar a qualidade no ensino é apostar na credibilidade. O sistema de ensino Etapa está nas escolas há quase três décadas e é responsável por muitas aprovações nos melhores vestibulares do país. O material é consistente e abrange os conteúdos curriculares de maneira dinâmica, sólida e sensível. O que vai ao encontro de nossos alicerces: os conteúdos acadêmicos e a formação global dos alunos. A certeza de oferecer ao filho um bom sistema de ensino numa escola particular é imprescindível.  As apostilas são a base para boas aulas e o acompanhamento pedagógico traz a garantia de bom aproveitamento por parte de professores e alunos.

Aulas Extracurriculares

Com os conteúdos básicos garantidos, o que mais a criança pode fazer numa escola particular? Hoje em dia, com a difusão cultural, a escola particular pode oferecer uma gama enorme de atividades extra curriculares. As atividades proporcionam o desenvolvimento global e completo da criança, além de despertar habilidades e aptidões. Musicalização, culinária, horta, esporte, dança, línguas, artes… A oferta de cursos extra curriculares instiga a criatividade, a valorização das diferenças e o autoconhecimento, o que é essencial para a construção de uma carreira profissional no futuro. Além disso, é uma maneira prática de apresentar as diferentes linguagens num ambiente seguro, com os amigos por perto.

Não é só o currículo que importa.

A propósito, a escola tem mesmo de ser um ambiente seguro. Mas o que significa isso? A princípio significa que a criança tem que se sentir confortável, protegida e acolhida. Mas não é só isso. A escola tem que ser limpa, acessível, não oferecer riscos e proporcionar um ambiente adequado ao estudo e à socialização. Todos os espaços têm que ter manutenção constante e higiene cuidadosa. Também devem ser iluminados e arejados para que os alunos possam ter melhor rendimento na aprendizagem.  Áreas especiais para as brincadeiras e convivência também acolhem o aluno na escola. 

Mas os alunos não estão sozinhos na escola, não é? A criação desse ambiente seguro conta também com a escolha dos professores e funcionários. São eles que acolhem com carinho e amizade cada criança, transmitido valores e propiciando uma convivência tranquila e agradável.

Escolhendo a escola de seu filho

Por fim, para que tudo isso aconteça, a escola tem que ter autonomia e comprometimento, garantindo a qualidade do ensino e o bem-estar dos alunos. O colégio Tableau entende esse papel e sabe que a formação de um filho é o que tem de mais importante na vida de um pai e uma mãe. Por isso, antes de escolher a escola  particular é preciso se certificar de que ela seja administrada com transparência e competência. Uma empresa comprometida com aquilo que oferece está sempre buscando maneiras inteligentes de encontrar soluções. É importante que a escola seja focada em sua missão, visão e valores, assumindo seu papel de empresa no mercado e proporcionando segurança aos clientes.

A preocupação com o futuro dos filhos, passa, sem dúvida, por uma escolha correta da instituição de ensino que a criança vai frequentar. É um momento realmente muito delicado que deve ter toda a atenção dos pais. Veja agora as 10 dicas essenciais  para pais que querem garantir o futuro de seu filho.

Se você quer conhecer um escola comprometida com o crescimento do seu filho, agende sua visita, clicando aqui.

Recent Posts

Leave a Comment