Em pesquisa da Consultoria ManpowerGroup, concluiu-se que o técnico em logística – especificamente o técnico – está entre os 10 cargos que as empresas mais têm dificuldades para preencher hoje no Brasil. Sabe-se que ele tem fundamental importância para a organização empresarial, mas o que um profissional de logística faz na empresa?

Importância da logística dentro da organização

Qualquer empresa deve possuir uma boa equipe de logística, uma vez que o setor determina a ordem dos departamentos de compras e distribuição. Sua importância é tamanha que, sem ela, não haveria qualquer organização dos processos empresariais.

Para melhor entender a influência da logística em uma empresa, podemos citar como algumas de suas atribuições a realização de procedimentos de transporte, armazenamento e logística, e a colaboração na gestão de estoques. Além disso, é esse departamento que executa e agenda o programa de manutenção de máquinas e equipamentos, compras, recebimento, armazenagem, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos.

Perceba que essas atribuições, para serem exercidas com maestria, devem ser de responsabilidade de um profissional competente no ramo, que entenda, entre outros assuntos, de estatística e métodos quantitativos, gestão de processos e qualidade, estratégias de transporte e estoque, gestão de cadeia e suprimentos, e de planejamento e controle da produção.

As funções de um profissional de logística

Um profissional de logística é o responsável por executar as atribuições do departamento de logística acima citados, além de prestar atendimento aos clientes e implementar os procedimentos de qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico.

Em termos mais práticos, ele deve:

  • Acondicionar as mercadorias nas condições adequadas e nos locais corretos;
  • Administrar o fluxo de materiais;
  • Controlar o estoque, a matéria-prima, a distribuição e o transporte dos produtos aos cliente;
  • Cuidar para que o transporte e a armazenagem sejam feitos de forma segura, econômica e íntegra.

Além de planejar a movimentação interna da mercadoria (dentro da própria empresa), é tarefa do profissional de logística cuidar da distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Ou seja, lida com fornecedores e clientes o tempo todo.

Para os gestores, é de grande valor, pois a logística é um grande gargalo na distribuição de tudo o que é comercializado no país e no mundo.

As oportunidades como técnico em logística

O mercado de trabalho para o técnico em logística é crescente nos últimos anos. Ele pode atuar em indústrias, comércio, instituições financeiras e consultorias, cooperativas e associações, portos e aeroportos, empresas de transporte e empresas de desenvolvimento de produtos. Algumas áreas apresentam maior demanda por esse profissional, como o setor ferroviário, as indústrias farmacêuticas e as empresas de comércio eletrônico.

Apesar de muitas empresas contarem com engenheiros, administradores e economistas para o setor de logística, é cada dia mais comum a adoção de mão de obra especializada em logística, o que não é característica intrínseca dos três profissionais citados.

Ele pode ocupar alguns cargos dentro da empresa, como gerente de logística, de cadeia de suprimento ou de operações, analista de resultados das operações logísticas ou de rotas e meios de transporte, entre outros.

O técnico em logística possui muitas atribuições dentro das empresas e é um grande aliado para a otimização do uso dos espaços e para a redução dos custos e do tempo despendido nos processos organizacionais. Ainda tem dúvida sobre o tema? Deixe seu comentário!