Blog

Passe no vestibular utilizando técnicas de coach

por 17 de outubro de 2017 Não há comentários

Como todo adolescente que está no terceiro ano do ensino médio, você deve estar se preparando para o vestibular e concentrando-se para ter um alto rendimento nos estudos e, assim, conquistar suas aprovações, certo? Então, esse texto sobre o que é o coaching educacional e como ele pode te ajudar a se tornar um aluno com alto rendimento nos estudos é para você!

 

O que é coaching?

Coaching é um processo de desenvolvimento que visa elevar o desempenho de um indivíduo, grupo ou empresa, tendo como foco melhorar o comportamento profissional e pessoal. Para tanto, utiliza metodologias, técnicas e ferramentas cientificamente validadas, que são propostas pelo coach – que é o profissional habilitado – ao seu cliente, chamado de coachee.

Trata-se de um processo de aperfeiçoamento humano e aceleração dos resultados usado em todo o mundo por empresas e seus funcionários. O trabalho do coaching busca alcançar objetivos e metas, por meio da ampliação de habilidades e talentos, além das capacidades psicológicas, comportamentais e emocionais.

Com resultados comprovados no setor empresarial, o coaching agora vem sendo usado também em instituições de ensino, para desenvolver tanto alunos para que tenham um alto rendimento nos estudos como também profissionais da área de educação. No Brasil, o coaching educacional é uma novidade, embora em outros países essa metodologia já venha sendo usada há mais tempo.

Como o coaching pode ajudar a passar no vestibular

  • Desenvolver suas habilidades e competências;

  • Identificar suas dificuldades e limitações específicas de aprendizado;

  • Traçar metas e objetivos;

  • Administrar melhor seu tempo;

  • Desenvolver sua autoconsciência;

  • Favorecer a tomada de decisões;

  • Contribuir para que você alcance resultados de excelência.

Para que tudo isso possa acontecer, o coaching trabalha as questões ligadas ao desenvolvimento comportamental e emocional da pessoa. Isso diminui problemas, aumenta autoconhecimento e ajuda a vencer pensamentos negativos. Desse modo, você pode conseguir ser um estudante alto rendimento nos estudos e ter uma vivência positiva dentro da escola e também fora dela.

Como o coaching funciona?

O coaching é baseado em conversas e questionamentos, ou seja, não oferece fórmulas ou respostas prontas. Quem passa pelo processo assume a responsabilidade pelo seu crescimento.

Nas escolas, geralmente é feito pelo próprio coordenador pedagógico, que conhece a expectativa e as dificuldades de cada aluno e conhece os processos do vestibular. O google e alguns livros também podem ser boas fontes de dicas para melhorar sua rotina de estudos e auxiliá-lo a exercer um comportamento alinhado ao de um aluno de alto rendimento.

3 técnicas para colocar em prática

  • Perguntar “e o que mais?”  – Isso faz com que as respostas fiquem cada vez mais específicas e ricas em detalhes, facilitando o aprofundamento no assunto em questão.
  • Patrocínio positivo –  Sempre que obtiver um resultado positivo, como uma nota boa por exemplo, comemore, faça algo que seja como uma recompensa pelo seu esforço.
  • Ensaio mental – Faça um  filme mental da sua situação atual, imaginando uma situação que deseja mudar. Depois, se imagine de novo no mesmo cenário e momento, mas com os defeitos corrigidos e obtendo sucesso no que deseja.

O coaching não vai dar as respostas do vestibular, mas o seu próprio desenvolvimento pode te garantir quantas aprovações você estiver empenhado em conseguir !

Você quer ser um alunos de alto rendimento nos estudos? Quer passar no vestibular? Fale com nosso coordenador e tenha dicas precisosas!