Aprenda Mais TécnicoBlogProjeto Multidisciplinar Técnico

Qual o novo perfil do profissional formado em curso técnico?

por 20 de outubro de 2017 Não há comentários

O rápido avanço da tecnologia, a globalização e a crise econômica e financeira dos últimos anos vêm reconfigurando o mercado de trabalho e fazendo surgir um novo perfil profissional. Para sobreviver nesse mercado, é fundamental ser um profissional completo. Além da qualificação técnica, é preciso desenvolver novas habilidades, que são cada vez mais exigidas. Somente dessa forma, aumentam as chances de emprego e de uma carreira de sucesso.

O curso técnico é um diferencial na formação do profissional destes novos tempos, mas é preciso mais que isso. Áreas específicas do mercado de trabalho continuam exigindo habilidades e conhecimentos técnicos. Porém, o novo profissional deve conhecer bem as novas tecnologias, ter prazer em estudar sempre de forma a se atualizar, entender a concorrência e buscar boas referências profissionais.

Novo cenário para todas as profissões

No cenário de hoje, o perfil do profissional formado em curso técnico também mudou. Atualmente, além de estar capacitado tecnicamente, é necessário preparo para atuar em áreas que apresentam desafios maiores e mais complexos.

O profissional deve atuar além das paredes da empresa, com conhecimento e capacidade de reconhecer o impacto da sua ação no ambiente e na vida das pessoas. O novo profissional precisa estar apto para exercer suas atividades com responsabilidade global, ciente da necessidade de preservação do meio ambiente, por exemplo. Essa postura vai desde gestos simples, como economizar impressões, até exercer um trabalho voluntário numa entidade que atue nessa área.

É importante, diante de tudo isso, escolher uma profissão que tenha um real significado para você, não apenas visando conseguir um emprego.

Confira agora outras exigências que o mercado demanda em relação ao profissional formado em curso técnico:

  • Boa capacitação. Além da conclusão do curso técnico, espera-se que a pessoa invista na sua carreira realizando novos cursos e treinamentos;

  • Aperfeiçoamento técnico, por meio de pesquisas e participação em seminários e workshops;

  • Conhecimentos, habilidades e experiências em diferentes atividades e culturas. Uma experiência em outro país, por exemplo, é muito bem-vinda;

  • Capacidade de empreender;

  • Capacidade para trabalhar com eficiência em equipe;

  • Aceitação de novos vínculos de trabalho e formas de remuneração mais flexíveis;

  • Equilíbrio emocional e resiliência (boa adaptação a novas situações);

  • Visão ampla e estratégica;

  • Coragem e ousadia para se lançar em novos desafios.

Competências e habilidades que vão além da qualificação técnica

O mercado oferece boas oportunidades para profissionais multitarefa, com competências variadas e qualificação técnica. Isso continua sendo valorizado. Destacamos, novamente, que o domínio sobre as novas tecnologias, que surgem cada vez com mais velocidade, é vital. Afinal, elas estão presentes nas mais diversas áreas, como produção industrial, mecânica, mecatrônica e até nas ferramentas de gestão.

Portanto, os profissionais formados em cursos técnicos precisam estar preparados para lidar com esses avanços. Habilidades como iniciativa, proatividade, criatividade, liderança e boa comunicação impulsionam o profissional para uma boa colocação no mercado.

Valorização do curso técnico

O curso técnico continua sendo uma excelente maneira de adquirir conhecimento em áreas e tecnologias específicas, oportunizando a entrada no mercado de trabalho de forma mais rápida e garantida.

Vale lembrar que, embora haja muita gente procurando por oportunidades de emprego, as empresas ainda sofrem com a escassez de profissionais qualificados tecnicamente e que reúnam as competências citadas até agora. Por esse motivo, muitas empresas buscam os profissionais de que necessitam nas escolas técnicas. E mesmo antes de ter terminado o curso técnico, o aluno já recebe uma oportunidade de emprego para quando terminar os estudos.

Percebeu como os cursos técnicos são um diferencial? Se você deseja alavancar sua carreira, fale com um dos especialistas do Colégio Tableau Taubaté. Depois, é só continuar a construir uma carreira profissional sólida, agregando novos conhecimentos e habilidades de acordo com o que esse novo cenário profissional em constante transformação estiver buscando.

Saiba mais sobre o que os cursos técnicos podem oferecer e esteja melhor preparado para se dar bem no mercado de trabalho!