Aprenda Mais TécnicoBlog

Química X Meio Ambiente

por 29 de novembro de 2018 Não há comentários

Você pode estar imaginando: “Mas o que tem a ver a química X meio ambiente?” E a resposta é: tudo a ver! Várias são as reações químicas naturais e também aquelas que são causadas pelo homem que interferem diretamente na preservação ou na degradação do meio ambiente. O técnico em química tem como responsabilidade desenvolver produtos e processos que venham a minimizar os impactos no meio ambiente.

Muitos podem relacionar a química com prejuízos ao meio ambiente, principalmente após a propagação de tantos comentários e estudos envolvendo o efeito estufa, a poluição do ar, a contaminação do solo e da água, o prejuízo à camada de ozônio e tantos outros que interferem no ambiente que vivemos e que foram causados de uma maneira ou outra por processos químicos.

Mas a química não está relacionada somente às agressões ambientais. Ela pode ser uma grande aliada também, quando ajuda a desenvolver processos que proporcionam melhorias na qualidade da vida na Terra. O importante é saber utilizar a química de forma sustentável em benefício do meio ambiente.

Química X Meio Ambiente, entenda a parceria

Várias são as pesquisas realizadas pela indústria química para a transformação de recursos naturais em produtos de consumo, sem que a qualidade ou o meio ambiente sejam afetados durante o processo.

Mesmo com a ajuda da química na busca por melhores formas de utilizar os recursos naturais, uma pesquisa realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) demonstrou que o homem já extraiu da natureza 42% a mais do que o planeta consegue recuperar.

Neste sentido, a química tem uma importância crescente no desafio em busca de alternativas para o aumento da utilização dos recursos não renováveis e a produção de recursos biodegradáveis, tratamentos de esgoto e reciclagem de resíduos que venham a minimizar os impactos ambientais.

Alguns exemplos de como a química pode ser utilizada em benefício do meio ambiente e de seus habitantes:

  • Descontaminação da água;

  • Saneamento ambiental;

  • Desenvolvimento de insumos químicos que aumentem e diversifiquem a produção agrícola;

  • Bioquímica através da medicina preventiva;

  • Elaboração de novas vacinas e drogas que proporcionem melhoria na qualidade de vida.

Incentivar o desenvolvimento da química é garantir a perpetuação de espécies e de recursos naturais renováveis ou não. A química utilizada de maneira sustentável proporciona harmonia econômica, social e natural do nosso planeta.

O técnico em química

Se pensarmos bem, o nosso organismo é um processo químico e está inserido num ambiente repleto de outros processos químicos naturais. Desta forma tanto

O técnico em química, nos dias atuais, tem uma preocupação muito maior em processos relacionados ao bem estar do nosso organismo e do meio em que vivemos. E essa é a principal importância da função: as transformações necessárias para garantir a subsistência da espécie e do meio em que estamos inseridos.

É importante incentivar cada vez mais estudos e pesquisas na área química x meio ambiente, em busca de uma utilização eficiente e inteligente dos recursos naturais e também na criação de produtos que venham a garantir a qualidade do ambiente sem agressões e contaminações.

A industrialização de produtos ampliou a atuação do técnico em química nos mais diversos setores e no desenvolvimento de materiais e processos voltados às mais diversificadas utilizações, como já mencionamos, desde a medicina até a sustentabilidade do meio ambiente.

Assim, cabe destacar a importância da contribuição dos técnicos químicos que têm a consciência voltada para a preservação e melhoria da qualidade de vida na Terra.

Já pensou em ser um técnico em química e melhorar o meio ambiente? Saiba mais!