A tarefa de casa é uma parte importantíssima da alfabetização da criança e do desenvolvimento infantil. Porém, isso pode ser um desafio para os pais. A rotina em casa ou o desconhecimento sobre alguns assuntos podem atrapalhar a lição.

Depois de um dia cheio de trabalho, os pais chegam cansados em casa e podem lidar com metodologias desconhecidas ou esquecidas, causando nervosismo em todos os envolvidos na tarefa. Para ajudar a lidar com tudo isso, separamos algumas dicas para superar as dificuldades a ajudar seu filho com a tarefa.

Reconheça o valor da aprendizagem da tarefa

Um dos principais problemas que os pais enfrentam com os filhos é o fato de eles encararem a tarefa de casa como uma obrigação irritante, que atrapalha as brincadeiras e as outras atividades mais prazerosas.

Para que esse tabu seja quebrado, os pais devem reconhecer e fomentar o valor da aprendizagem, o que torna a obrigação natural e ajuda a criança a entender que a tarefa trará benefícios para ela. Tal valor, no entanto, nem sempre está na quantidade de tarefas ou em seu tamanho, mas no que ela estimula ou complementa no aprendizado da criança.

Imagine que a tarefa seja sobre a Terra e as estações do ano. O tema é interessante e presente no nosso dia a dia e, se o filho entender sua importância, transformará sua obrigação em curiosidade.

Organize o espaço e o tempo

A rotina dos pais costuma ser atribulada e o auxílio na tarefa de casa pode ficar prejudicado se ela não estiver organizada. Muitos possuem, além da vida profissional, a vida doméstica, que pode sugar bastante energia. Porém, os pais devem se organizar para conseguir ajudar os filhos com a lição.

Da mesma forma, os filhos precisam ter uma rotina organizada, e destinar uma hora para a tarefa é uma ótima forma de tornar o fato natural e costumeiro. Por isso, sente-se com seu filho, veja quanto tempo destinarão à tarefa e combine um horário para sua realização. Defina as regras da lição e escolha um local adequado.

Comunique-se com a escola frequentemente

As tarefas estão muito difíceis para seu filho? Você acredita que algumas lições não são adequadas ao desenvolvimento da criança naquela idade? Entrar em contato com a escola ajuda a esclarecer todos esses pontos que envolvem a tarefa de casa.

Em vez de fazer uma lição complicada para o filho, o que atrapalha seu aprendizado, os pais devem conversar com a escola e estabelecer estratégias para que a criança consiga entender o conteúdo e realizar a tarefa.

Além disso, acompanhar as reuniões com professores é um bom modo de manter o contato entre as partes envolvidas. Assim, o rendimento escolar da criança tende a melhorar.

Demonstre interesse 

Quando a criança percebe que seus pais estão entediados com sua tarefa de casa, automaticamente ela também assume o desinteresse. Filhos se espelham bastante no comportamento dos pais, inclusive quanto à lição da escola.

Por isso, é preciso demonstrar interesse, fazendo a criança perceber que é uma ótima oportunidade para aprender um novo assunto e para fazer algo junto com os pais. É uma boa hora para ser criativo: que tal incrementar a tarefa com assuntos do dia a dia? Exemplos práticos, como cenouras cortadas para exercícios de matemática, podem despertar a curiosidade e o gosto da criança.

A correção do dever também é importante para manifestar satisfação e avaliar o conhecimento.

A tarefa de casa também é um modo de os pais saberem o que o filho vem aprendendo na escola, acompanhando a educação formal dos filhos. Superados os desafios, pode ser também um momento de conexão afetiva entre eles. Coloque nossas dicas em prática e desfrute do momento!