Aprenda Mais Fundamental 1

Teatro para crianças, uma revolução na linguagem!

por 18 de outubro de 2017 Não há comentários

O teatro para crianças é uma atividade que contribui para o desenvolvimento integral das habilidades cognitivas e sociais. As escolas com aula de teatro saem na frente em busca do bem-estar da criança. Entretanto, apesar de oferecerem a linguagem teatral como disciplina, nem todas praticam o teatro técnico.

A utilização do teatro para crianças como recreação pode ter um impacto positivo, mas é importante encará-lo como uma oportunidade de despertar físico e social, o que acontece de forma mais incisiva no teatro técnico.

Pensando nisso, preparamos este texto para aquelas mães que buscam linguagens que vão além da educação tradicional. Veja como é feito o teatro para crianças e os benefícios que ele pode trazer para seu filho!

O teatro para crianças

Escolas que acompanham a inovação pedagógica trazem para seus alunos experiências criativas de aprendizado. A tecnologia, por exemplo, proporcionou uma modificação positiva na metodologia de ensino e nas formas de interação entre professor e aluno na sala de aula. Nesse universo de expressões tecnológicas, entretanto, a comunicação verbal e corporal acabou sendo prejudicada.

Ainda que a tecnologia nos tenha trazido benefícios, o contato pessoal jamais será substituído. Uma prova oral ou uma entrevista de emprego são situações comuns no dia a dia de todos nós e demandam uma boa expressão corporal e uma grande habilidade de comunicação. Podemos dizer, assim, que o teatro para crianças é uma forma de prepará-las para o convívio social “presencial”, já que o online tomou conta da nossa realidade.

As escolas com aulas de teatro podem possuir vários objetivos, como esses que acabamos de citar. Além disso, podem ainda:

  • Estimular o gosto pela cultura, pela leitura e pela escrita;
  • Fomentar o pensamento artístico a partir do estudo e da análise de peças;
  • Instigar a criatividade e a conexão das artes com o cotidiano.

As finalidades do teatro já dão uma ideia de quais são seus benefícios para as crianças.

Os benefícios do teatro para crianças

Os profissionais da arte são considerados pessoas realizadas em suas profissões. A escolha pelo teatro, pela dança ou pela música é uma escolha de amor acima de qualquer coisa. Normalmente, acreditamos que todos eles são desenvoltos, que se mostram à vontade ao se expressar para o outro. Isso é uma verdade que só é possível com muito trabalho.

As escolas com aula de teatro tentam utilizar o envolvimento artístico do aluno para que ele consiga se desenvolver de forma completa. De forma específica, podemos citar alguns benefícios, como:

  • O contato com a linguagem teatral ajuda crianças e adolescentes a perder a timidez;
  • O aluno consegue desenvolver e priorizar a noção do trabalho em grupo;
  • A criança e o adolescente aprendem como se sair bem de situações em que é exigido o improviso;
  • Cria-se um gosto pela cultura, por textos e autores variados;
  • As escolas com aulas de teatro colaboram imensamente para o desenvolvimento pedagógico, por meio da linguagem oral e escrita dos alunos;
  • O teatro para crianças é uma forma de aprendizado e de despertar emocional;
  • Além do desenvolvimento e aprimoramento de habilidades sociais, físicas e emocionais, o teatro é também uma ferramenta de aprendizado criativo.

O teatro faz com que a criança e o adolescente criem um registro de emoções e comportamentos que ajudarão em situações cotidianas. A apresentação de um trabalho em sala de aula, por exemplo, se tornará algo banal, uma vez que o grande dificultador nessas horas é a timidez e a falta de fluência verbal.

No mesmo sentido, esses registros permanecem ao longo do tempo e poderão ser utilizados em situações profissionais, como nas entrevistas de estágio e de emprego, nas dinâmicas de grupo e outras atividades coletivas.

Entretanto, para o desenvolvimento correto dessas habilidades, as escolas com aula de teatro devem se preocupar com algo muito importante: dar aulas de teatro técnico.

Escolas com aula de teatro

Muitas escolas com aula de teatro oferecem essa linguagem como um curso complementar, embora mais recreativo. Por esse motivo, os profissionais responsáveis por essas aulas são professores de Literatura ou de Artes. Apesar de esse tipo de estímulo contribuir para o desenvolvimento pedagógico de alguma forma, somente o teatro técnico é capaz de ampliar as habilidades que mencionamos anteriormente.

O teatro técnico é um diferencial proposto por poucas escolas com aula de teatro. Quando ele existe, é dado como disciplina, fazendo parte da grade curricular do ano letivo, e lecionado por atores profissionais. Apenas com a presença de profissionais do ramo é possível explorar e aprimorar as habilidades das crianças e adolescentes, fazendo com que elas usufruam dos seus benefícios.

Por isso, leve em consideração todas essas questões na hora de escolher uma escola para seu filho. São muitas as escolas com aula de teatro, mas poucas são aquelas que oferecem um desenvolvimento integral da criança e do adolescente.

 Você já conhece o teatro da escola Tableau Taubaté? Se ainda não conhece, veja nosso vídeo!

Clique aqui para conhecer os outros projetos multidisciplinares que temos no colégio Tableau.