As vantagens de ingressar na carreira militar

A carreira militar é uma das mais atrativas hoje no Brasil para aqueles que buscam estabilidade profissional, além de servir ao país por meio da integração às nossas Forças Armadas, tanto no Exército, como na Marinha ou Aeronáutica. Os militares são fundamentais para manter a segurança e a soberania da pátria, agindo em situações de guerra ou em missões especiais.

Por possuir vantagens interessantes, não são poucas as pessoas que pensam em ingressar na carreira militar. Veja alguns benefícios usufruídos por quem entra nas Forças Armadas.

Estabilidade Salarial da Carreira Militar

Nos dias atuais, a carreira militar não é tratada apenas como vocação. Muitas pessoas procuram o alistamento em busca de estabilidade financeira. Ao sair do Ensino Médio, o aluno se submete ao processo seletivo das Academias Militares. Uma vez aprovado no concurso, o interessado começa seu curso de formação recebendo um soldo mensal enquanto ainda é aluno.

Além disso, durante os estudos, há uma estrutura custeada pelo governo e pelas Forças Armadas para fornecer boas condições pessoais e de formação. Moradia, alimentação farta e sadia, tratamento médico e hospitalar completo e gratuito, fardamento, práticas esportivas e físicas, estudo de música e estrutura para estudos teóricos e práticos estão incluídos.

Após a formação, o estudante se torna um militar da ativa e recebe remunerações consideravelmente vantajosas.

Ascensão profissional

A carreira militar é muito bem estruturada. O interessado pode começar sua preparação para os concursos ainda no Ensino Fundamental (Colégio Naval e EPCAr) ou no Ensino Médio (AFA, EEAr, EsPCEx e EsSA).

Para quem tem interesse em engenharia, há a possibilidade de ingressar no IME (Instituto Militar de Engenharia) ou no ITA (Instituto de Tecnologia da Aeronáutica). No IME, é possível atingir o posto de General de Divisão de Engenharia. No ITA, recebe o  título de Primeiro-Tenente Engenheiro e, caso continue os estudos, pode chegar até o posto de Major-Brigadeiro.

Honra de servir o país e transformação social

Além dos dois atrativos profissionais, que são a estabilidade salarial e a ascensão na carreira militar, existem duas vantagens pessoais: a honra de servir o país e a possibilidade de transformação social.

Quem ingressa na carreira militar sabe que corre riscos pessoais nas diversas missões para as quais será convocado. Mas há o orgulho em trabalhar em prol do próprio país e de seus cidadãos. No mesmo sentido, por meio dos princípios de ética e de moral aprendidos na formação, entendem que são poderosos instrumentos de transformação social.

Não é raro nos depararmos com as novas gerações que se inspiram nos exemplos dos militares, no sentido de contribuírem para o desenvolvimento do país, de patriotismo. É um sentimento de amor, orgulho e devoção à pátria.

Milhares de jovens, inclusive mulheres, se sentem atraídos pela carreira militar. Apesar das vantagens, a escolha requer muita dedicação, estudo e disciplina.

Quer conhecer tudo sobre a carreira militar? Baixe gratuitamente nosso e-Book “Guia Completo Para a Carreira Militar” e conheça as escolas, as patentes, as atribuições e os salários dos militares.

Recent Posts

Leave a Comment