fbpx
BlogTécnico

6 Dicas para escolher a melhor escola de curso técnico

por 30 de janeiro de 2018 Não há comentários

A busca por uma boa oportunidade de emprego é uma realidade não apenas para aqueles que estão iniciando uma carreira, mas também para aqueles que já estão no mercado e querem crescer profissionalmente. As melhores oportunidades surgem sempre para quem está mais bem qualificado. Por isso, a opção por um curso técnico pode ser uma boa maneira de conquistar a tão sonhada vaga de emprego. E, na hora de escolher onde estudar, é preciso avaliar criteriosamente qual escola de curso técnico é a melhor.

Alunos aptos para um mercado exigente

A crise econômica que atingiu o Brasil tem feito com que cada vez mais empresas busquem profissionais qualificados para ocupar os cargos disponíveis. Por esse motivo, a boa escola de curso técnico acaba sendo uma fonte de profissionais capacitados para atender esse mercado, uma vez que os alunos já saem aptos para exercer as funções para as quais se prepararam.

Em 2015, mais de 1,9 milhão de alunos se matricularam em cursos técnicos no Brasil. Outro fato interessante é que esse tipo de curso destina-se basicamente aos alunos matriculados no Ensino Médio. Porém, isso não impede que pessoas que já tenham passado desta fase ingressem nos cursos.

Os bons salários oferecidos a quem se capacita numa boa escola de curso técnico também têm sido motivação para o aumento pela procura por esse tipo de curso. O que ocorre hoje em dia é que, em muitas áreas, os salários de quem passou por uma boa escola de curso técnico são até maiores do que os oferecidos aos profissionais que têm graduação.

Mas o que deve ser considerado na hora de escolher um curso técnico?

  • Primeiramente, você precisa conhecer o seu perfil e saber que curso melhor se adapta à profissão que quer seguir;

  • Escolha a modalidade de curso técnico que melhor se adapte ao seu perfil e à carreira pretendida;

  • Faça uma análise de mercado para saber se o curso que você está prestes a realizar tem boas chances de empregabilidade;

  • Pesquise escolas técnicas que ofereçam o curso profissionalizante que você está buscando.

Seguindo estas dicas, provavelmente você fará uma boa escolha quanto ao curso técnico. Mas o seu desafio não se esgota aí. Você terá, também, que avaliar direitinho em qual instituição você fará o curso escolhido.

6 dicas para escolher a melhor escola de curso técnico

1. Pesquise antes de tomar a decisão

Uma visita à instituição é sempre importante para conhecer a infraestrutura, tirar dúvidas e conversar com orientadores, professores e até mesmo com os alunos. Procure conhecer bem a escola e ter referências antes de fazer a matrícula.

2. Reconhecimento no mercado

Informe-se a respeito do conceito que a escola possui diante da classe empresarial. Um diploma com alto nível de empregabilidade facilita o ingresso no primeiro emprego. O diploma em escola técnica é um diferencial no currículo e, portanto, é importante que venha de uma instituição reconhecida.

3. Qualidade das aulas

O conteúdo programático deve ser de qualidade e pensado para atender tanto a parte teórica quanto a criativa e prática. Afinal, você vai desenvolver habilidades e precisa sair da escola de curso técnico apto a executar profissionalmente o que aprendeu.

4. Professores experientes

Para lecionar em curso técnico, é essencial que o professor tenha passado pela experiência de mercado. Ele precisa conhecer e ter atuado ou estar trabalhando na modalidade para poder passar a realidade para os alunos.

5. Atividades extracurriculares

Prefira a escola de curso técnico que ofereça atividades extracurriculares, de forma a estimular os alunos por meio de projetos de empreendedorismo, por exemplo. É importante que, ao terminar o curso, você tenha desenvolvido sua visão de negócios e esteja bem preparado para sua carreira futura.

6. Apoio ao estágio

Informe-se se a escola está verdadeiramente preocupada também com o encaminhamento dos alunos ao mercado de trabalho. Prefira aquela que divulga vagas de estágio disponíveis nas empresas locais, através de murais ou Facebook e apoie os alunos nas primeiras experiências.

Saiba mais sobre o Colégio Tableau

A proposta pedagógica do Colégio Tableau contempla todos os itens relacionados acima, os quais são considerados imprescindíveis a uma boa escola técnica.

Trata-se de uma instituição que está em constante atualização no que se refere às transformações tecnológicas e administrativas voltadas para a formação de profissionais de alta performance, aumentando as condições de sucesso e empregabilidade aos seus alunos.

O Colégio Tableau oferece ainda uma série de recursos para o desenvolvimento dos seus alunos, disponibilizando diversos conteúdos e informações em seu site e redes sociais, tornando o acesso muito mais dinâmico.

Ficou interessado? Então venha agora ao Colégio Tableau e faça sua matrícula.

Sugestões de imagens

https://media.coindesk.com/uploads/2014/07/shutterstock_106224500.jpg

http://www.coatsindustrial.com/en/images/Technical%20Advisory%20Service%20Team_tcm35-15521.jpg

https://portaldotere.com/wp-content/uploads/2016/08/J%C3%A1-pensou-em-fazer-um-curso-t%C3%A9cnico-%C3%A0-dist%C3%A2ncia.jpg