BlogMédio

A importância do ENEM

Importancia-ENEM-Prova

Muitas vezes os estudantes realizam a prova do ENEM sem saber sua real importância, nem o motivo de tanta dedicação e preparo para o dia do Exame Nacional do Ensino Médio.


Esse comportamento é mais comum entre os jovens, em sua primeira prova, de não conhecerem a real dimensão das características do ENEM como textos dissertativos complexos e longas questões, e, podem acabar indo sem o preparo necessário, tanto psicologicamente como fisicamente, fator de grande influência para uma boa realização do exame.


O ENEM é um dos caminhos para entrar na faculdade dos seus sonhos e ter a tão sonhada profissão. Serve como facilitador, por exemplo, para a adesão ao SISU, que considera suas notas no ENEM como fator de corte para as vagas disputadas.


Inscrição
Para realizar a prova é necessário fazer sua inscrição! Inclusive as datas para 2022 já foram divulgadas, anota na agenda:

  • Inscrições: do dia 10/05 até o dia 21/05.
  • Atenção: O pagamento deverá ser realizado 5 dias úteis após a inscrição.


O ato da inscrição é simples, basta entrar https://sso.acesso.gov.br/, criar ou realizar o login com seu CPF e, selecionar a inscrição para o ENEM. Após isso será gerado o boleto para ser efetuado o pagamento.
Para saber mais datas importantes e o dia da prova:


Isenção da taxa
A solicitação de isenção de taxa para realizar a prova deve ser feita no mesmo site para inscrição. É necessário enviar seus documentos e o motivo para não pagamento do valor. Existem também pré-requisitos para que seja aprovado, para entender melhor acesse: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/divulgado-resultado-do-pedido-de-isencao-do-enem-2022.


Vivência e dicas
Compartilhando um pouco da minha experiência, já realizei a prova do ENEM, em 2019 e 2020, como “treineiro”, e em 2021 para valer realmente! E ficou bem claro o quanto o preparo influencia nesse momento que exige tanta atenção.


Pode parecer que não, mas acontece muitos casos como de pessoas que esquecem o documento e não podem realizar a prova, alunos com lanche de forma irregular impedidos de se alimentarem pelo chefe de sala e, o mais recorrente, crises!


Por isso, se você está no 1º ano ou 2° ano do Ensino Médio, é muito bom fazer a prova como “treineiro”, pois quando for para valer, você já estará preparado para muitas situações.


Para se concentrar mais e não incomodar o restante dos estudantes, leve suas comidas e bebidas em pote e garrafas transparente, evitando barulhos desnecessários e, o mais importante, levar seu documento de identificação original, caneta esferográfica preta e transparente, não podendo levar nem usar nenhum outro tipo de recurso.


Com treino e preparo, você poderá se dar melhor no ENEM e evitar acidentes ou situações indesejáveis, clique aqui e confira mais dicas!

Depois da prova, o que fazer com sua nota?
A nota do ENEM serve para diversas situações, como:

  • Fazer faculdade federal;
  • Ganhar bolsa integral ou parcial em faculdade particular;
  • Financiar faculdade com melhores condições;
  • Entrar em uma faculdade particular direto, sem prestar vestibular da mesma;
  • Fazer faculdade em outro país;
  • Iniciar um curso técnico;
  • Complementar a nota do vestibular.

Acompanhe sempre nosso blog, receba mais conteúdo sobre o ENEM e como se preparar para demais vestibulares. Fique atento em nossas redes sociais e mantenha-se informado sobre datas e assuntos de seu interesse.

Deixe seu comentário