Blog

Conheça as perguntas mais comuns e esteja pronto para uma entrevista de emprego

por 27 de maio de 2021 Não há comentários

Quem nunca passou pela sensação de frio na barriga e mãos suadas antes de uma entrevista de emprego, que atire a primeira pedra!

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, em que um simples gesto pode ser determinante para você conseguir a vaga, é natural que a insegurança apareça mesmo que você seja o mais experiente, tanto na capacidade técnica para a função, quanto em performance durante entrevistas de emprego.

Isso acontece porque faz parte da natureza humana estar em alerta diante do desconhecido, e é claro que todos nós gostaríamos de sempre saber lidar com todas as situações ou, até mesmo, adivinhar as respostas de todas as perguntas!

Mas, na prática, o medo de não saber responder corretamente a cada uma das perguntas feitas durante a entrevista de emprego e perder uma grande chance por causa de uma resposta errada, acaba atrapalhando ainda mais o desempenho.

Por isso, fizemos uma lista das 4 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e de como você pode responder da maneira mais adequada para se destacar positivamente diante do recrutador:

Fale um pouco sobre você:

Não é exatamente uma pergunta, mas é um convite clássico de quase todas as entrevistas.
O que o entrevistador espera aqui é que você consiga responder de forma breve e bem objetiva, descrevendo suas realizações profissionais, especialmente as que se relacionam com a vaga em questão.
Evite mencionar interesses pessoais e atividades aleatórias, que não tenham ligação com a atividade que a empresa espera que você desempenhe, a menos que te peçam para falar especificamente sobre isso.
Outro detalhe importante: faça com que a resposta seja o mais natural possível, sem passar a sensação de que você trouxe algo decorado ou de que não tem certeza sobre aquilo que está dizendo.

Você considera que tem facilidade para trabalhar em equipe?

A facilidade de trabalhar em grupo é o diferencial aqui.
Considerando que estamos vivendo em uma realidade onde as soft skills são diferenciais consideráveis para a contratação, é importante deixar claro que você trabalha bem em grupo, citando exemplos de trabalhos que você tenha feito em equipe e que tiveram resultados positivos.
Não fale sobre o seu desempenho como se ele se destacasse perante os demais. Para ser convincente, conte sobre realizações mais recentes e se atente aos fatos e não às opiniões sobre os papéis desempenhados ou dificuldades da atividade em si.

Tem algum tipo de pessoa com quem você se recusaria a trabalhar?

Deixe claro que você não se recusaria a trabalhar com ninguém e, caso a pergunta se repita ou te peçam para ser mais específico, diga que só consideraria a possibilidade em casos extremos, com violência física ou verbal, em transações ilegais ou criminosas, ou atitudes similares.
Deixe de fora fatores pessoais, como religião ou opção sexual. Este espaço é a sua chance de demonstrar sua conduta ética e seus valores.

Por que devemos contratar você?

Use esta chance para reforçar as suas qualificações descritas no currículo e relacioná-las às atividades informadas na descrição da vaga.
Mostrar que você estudou a empresa antes da entrevista é uma ótima maneira de se destacar e obter a atenção do recrutador a seu favor.

Com a qualificação profissional em dia e essas dicas, você tem tudo para sair na frente e abraçar as melhores oportunidades. Boa sorte!