BlogFundamental ll

Tconecta e o futuro para os jovens

Um projeto que conecta os jovens ao futuro, com habilidades do século XXI, e até a profissões que eles podem seguir e usar como portfólio. Onde são feitas atividades extracurriculares pelos alunos, com auxílio de mentores da área – isso é o Tconecta do Tableau Taubaté!
Tivemos o período de inscrição e o evento de abertura, nos meses de abril e maio, onde ocorreu também a formação das squads dos alunos e palestras de fomento ao empreendedorismo.
Os alunos que participam do projeto são do fundamental II e, em 2022, tiveram os seguintes segmentos de atuação para escolherem suas squads: influencer digital, podcast, programação e robótica, games e arte design.

Objetivo
Mas por qual motivo os alunos iriam fazer esses projetos extracurriculares?
Além de agregar novas habilidades, os temas costumam ser mais atrativos e de sua área de interesse. Muitos alunos, inclusive, continuam atuando com o conhecimento adquirido em seus projetos – em grupos ou individuais.
Os alunos que já participaram do Tconecta servem como referência e inspiração para as próximas turmas. Um exemplo é o programa CoffeCast, recém criado por uma turma de alunos do Ensino Médio que participaram de edições anteriores do Tconecta, aqui no Tableau.
São projetos como CoffeCast que fazem o Tconecta continuar demonstrando como é importante para os alunos um olhar sobre o futuro, com mentoria e netwotking. Com orientação e direcionamento, mas também liberdade e responsabilidade – de serem protagonistas de suas ações e capazes de solucionar seus problemas.
Sempre incentivando o autodesenvolvimento e independência dos alunos, para que conquistem e consigam concluir seus projetos, com o aprendizado que é desenvolvido durante o período que o projeto ocorre.

Influencer Digital
​Nesse squad os alunos aprendem sobre como é ser um influencer, não apenas postagens em rede sociais, e sim toda a responsabilidade que tem, visão de conteúdo, como as pessoas irão reagir e interagir com o que foi postado e como funciona as métricas e estáticas das redes com mentoria.

Podcast
​Indo para área de como funciona o áudio visual até para a parte de comunicação, como fazer uma entrevista, ter uma conversa agradável, que vai chamar atenção do público e o entendimento de mídias sociais.

Programação e Robótica
Os alunos de programação e robótica aprendem como criar e montar modelos robóticos que visam utilização de software e hardware, com o desafio de entregar algo palpável e de usabilidade comprovada.

Games
​Os alunos do squad de games aprendem a fazer o jogo do zero, envolvendo tudo, enredo, gráficos, personagens, emoção, jogabilidade e tudo que um jogo pode proporcionar.

Arte Design
​ Envolvendo tanto a parte de artes digitais e físicas, o squad de Arte Design envolve artes feitas à mão, aprendendo técnicas, e buscando conhecimento sobre a história da arte.

Não fique de fora do que está por vim no Tconecta e dê uma olhada também no que já aconteceu!

Acompanhe também nosso Blog e fique por dentro das novidades!

Deixe seu comentário